top of page

CURSOS>

    André Repizo, atua no ensino de música desde de 2004. Dentre suas experiências estão: Instituto Baccarelli (2013-2019); professor de piano popular no 11º Festival de Música de Ponta Grossa (2019); oficina de canto coral no Sesc Ipiranga (2020); dentre outras experiências. 

AULA PARTICULAR DE PIANO

    As aulas particulares de piano podem ser realizadas de duas maneiras:  online e presencial. O curso inclui teoria, harmonia, improvisação e construção de repertório. 

   O curso é planejado de acordo com a faixa etária e objetivos do aluno, sempre buscando uma formação musical abrangente.

        

FB_IMG_1565443660897.jpg
Festival de Ponta Grossa 2019.jpg

OFICINA DE PIANO POPULAR

 

     Esta oficina é voltada para instrumentistas de diversos níveis que tenham interesse pela criação no piano popular e buscam aprimorar os seus conhecimentos na linguagem pianística. Está organizada 4 segmentos distintos, sendo estes compostos por momentos práticos e teóricos em que serão abordados as seguintes temáticas:

 

1º: “O que é o piano popular? O que faz um pianista ser popular ou erudito? Há diferença na técnica? Sim, quais? Há diferença na sonoridade? (aproximadamente 1h de duração). Será composto por uma roda de conversa e dinâmica que revelará o nível de aproximação dos inscritos com a linguagem da música popular e com o próprio instrumento, apontando diretrizes de como deverá ser o andamento da oficina. No decorrer desta hora, o professor ministrante irá conduzir a discussão e fazer breves demonstrações tocadas sobre seus apontamentos.

 

2º: “Intersecções entre o piano popular e erudito” (aproximadamente 1h de duração). Pretende-se elencar elementos musicais comuns entre a música erudita e popular na literatura pianística. O professor ilustrará esta temática apresentando exemplos musicais de Chopin, Villa Lobos e Antônio Carlos Jobim. Será o momento do professor se apresentar, contextualizando sua formação e atuação, bem como localizar a forma como enxerga o piano popular, fruto de sua pesquisa de mestrado (defendida em 2017 pelo Instituto de Artes da UNESP) e de suas experiências na área.

 

3º: “Improvisação livre” (aproximadamente 1h de duração). Parte da oficina destinada para a explicação do conceito de improvisação livre.

 

4º: “Ferramentas para improvisação ao piano” (aproximadamente 1h de duração). Serão abordadas ferramentas musicais (escalas e motivos rítmicos) para a construção de um improviso na música popular de forma expositiva.

 

bottom of page